SEGURANÇA

Claro que a segurança é um fator muito importante quando você dirige um veículo, e ela pode ser afetada se o sistema de freios não estiver em boas condições, por isso resolvemos deixar aqui 5 dicas para você saber a hora certa de fazer uma revisão e manter sempre a segurança.

01

PEDAL DE FREIO TREMENDO
 

Muito provavelmente os discos estão empenados ou os tambores com deformação. Em muitos casos você não precisa trocar os discos ou tambores, uma simples retífica vai deixa-los como novos.

Apesar de menos frequentes, problemas na suspensão dianteira, nas pinças de freio, pneus deformados e até roda solta, também provocam trepidação no pedal do freio.

Em carros com sistema ABS, é comum a trepidação do pedal em frenagens mais bruscas.

02

PEDAL DE FREIO BAIXO 
 

Se você sentir mudança na altura do pedal de freio, é um indicativo que a pastilha de freio esta gasta, caso isso aconteça procure uma empresa especializada e providencie a troca das pastilhas.

Pastilhas gastas podem causar uma baixa eficiência da frenagem e podem também causar acidentes.

03

TROCA DE ÓLEO DE FREIO

O prazo determinado pelos fabricantes para a troca de óleo de freio do veículo é de 20 mil quilômetros ou dois anos. Após dois anos, mesmo em um carro pouco rodado, o óleo começa a perder suas propriedades originais, danificando todo o sistema de frenagem e causando ferrugem nos seus tubos condutores.

04

CARRO PUXANDO PARA UM DOS LADO DURANTE FRENAGEM
 

Uma das causas mais comuns é o entupimento das mangueiras. Esse defeito pode desgovernar o veículo em uma freada mais brusca. Nos carros com freios à disco, há a hipótese de pistões engripados por sujeira ou corrosão. Discos empenados e pinças com problemas também podem fazer o carro puxar para os lados ao frear.

05

ENDURECIMENTO NO PEDAL DE FREIO
 

Na maioria das vezes, o problema é no hidrovácuo, também conhecido por servofreio. Esse sistema utiliza o vácuo gerado pelo motor em funcionamento para multiplicar a força do pé do motorista sobre o pedal.

© 2014 KUPPER RETÍFICA DE FREIOS. Criação by Fábio Kupper ( Design Multimedia)

  • Google Square
  • Twitter Square
  • facebook-square